terça-feira, 22 de setembro de 2009

Resumo Pré Confeência Teatro-Circo-Dança

> Colegas do Conselho e amigos

> Em primeiro lugar queremos agradecer aos colegas que compareceram e também aqueles que por motivos diversos não puderam estar conosco mas nos incentivaram através de palavras ou e-mails, à todos vocês, nosso Muito Obrigado.

> Resumo da Pré-Conferência das Câmaras de Artes Cênicas e Dança realizada no último dia 16 de Setembro no Auditório do MAC.

> Apesar da Classe artística de Niterói e a população de uma forma geral, ainda não estar completamente engajada na concepção das propostas para as diretrizes da II Conferência de Cultura de Município de Niterói, o Conselho de Cultura do Município e suas Câmaras Setoriais, segue com o firme propósito de não esmorecer em suas convicções.

> Sabemos que muitos não crêem em mais nada, e estão cansados de tantas promessas, mas um Conselho não tem promessas a fazer, ele não é panfletário, nem partidário, mas sim um coletivo da sociedade que busca meios e mecanismos legais para que os artistas, produtores, estudantes e a população em geral da cidade possa entender que não basta só a palavra, ou como muitos falam, a união, o nome certo talvez seja, objetivos comuns, e quando eles são comuns a uma categoria, ou em um meio, esses objetivos são alcançados.

> Terminamos nossa Pré-Conferência, não com um sucesso de pessoas presentes, mas com um sucesso na qualidade das pessoas presentes, a quem muitos agradecemos.

> Nossa reunião teve início com a fala de Carlos Gomes, sobre o histórico do Conselho, como começou, o que é, para que existe e a sua legitimidade.

> Na mesa mediada por Luiz Augusto (Presidente do Conselho), que falou sobre a II Conferência Municipal de Cultura de Niterói, e após, tivemos as presenças de Junior Perin, diretor executivo do Projeto Crescer e Viver e de Beth Martins, uma das sócias fundadoras da Intrépida Trupe. (Foram abordados os temas sobre Fomento de Processos Culturais nas Comunidades e Sustentabilidade de Grupo)

> Junior Perin = Qualificação da Sociedade, que desconhece as políticas e discussões./ Cultura como desenvolvimento do país./ Cultura como direito simbólico./ Possibilidade construtiva para a população como proposta de desenvolvimento cidadão./ Avanço no MINC sobre os conceitos./ Sociedade atrasada sem compreender a construção de uma nova institucionalidade de cultura./ Pensar num marco regulatório para a cultura./ Inclusão produtiva na cultura.

> Beth Martins = Circo, teatro, dança./ Sustentabilidade/ Riqueza da diferença/ paixão comum que frutifica no amor da vida inteira/ habilidades/ Espaço foi fundamental para a continuidade/Levar com freqüência apresentações para lugares onde nada acontecia/Trabalhos sociais com população de Rua/ Persistência/ Resistência/ Manutenção do Grupo sem verbas oficiais de Manutenção / Conquista de um público.

> Após a palestra e algumas perguntas, tornamos o encontro aberto ao realizarmos uma reunião conjunta, onde todos os presentes puderam expor suas dúvidas e reivindicações como:

> *Integração entre os grupos da cidade (questões em comum entre os grupos, quais as ações a serem feitas para unificar grupos em prol de uma causa?)

> *Política pública como planejamento estratégico - Revisão de editais - estruturação de forma a realizar um acompanhamento. Necessidade de observar o objetivo de cada edital. Luta do Conselho para a criação dos editais em Niterói.

> *Perguntar aos artistas qual a demanda , quais os interesses.

> *Plano Nacional de Dança

> *Percepção da população quanto ao governo, governo mais próximo da população.

> *Quando o projeto tem um financiamento público, ele deve ter um retorno público.

> *Questão espacial para os Grupos (espaço de convívio e uso dos grupos)

> De onde retiramos algumas propostas para a Conferência, as quais citamos a seguir:

> 1) Critério artístico para editais

> 2) Espaço de convívio e uso (Centro de criação e produção cultural)

> 3) Fundo Municipal de Cultura.

> Foi agendado um encontro das Câmaras Setoriais de Artes Cênicas (Teatro e Circo) e Câmara Setorial de Dança para o dia 29 de Setembro do corrente ano no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) das 18h às 20:30h, para aprofundarmos essas questões e outras que se julgarem relevantes.

> Sem mais, deixamos mais uma vez, nosso agradecimentos

> Cida Palmeirim - Tuca Cerícola - Natália Valdannini

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pré-Conferência Artes Cênicas (Teatro e Circo) e Dança

Olá Amigos, Conselheiros e colegas de profissão,



As Câmaras Setorias de Artes Cênicas (Teatro e Circo) e Dança do Conselho de Cultura do Município de Niterói, convidam para sua Pré-Conferência .



16 de Setembro de 2009



Das 14h às 18h



Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC



1º Momento - 14h às 14:30h



Participação do Conselheiro Marcelo Velloso

Explanação sobre:



1. O Conselho de Cultura de Niterói: sua importância, metodologia, Câmaras Setoriais, entre outros.
2. A Conferência de Cultura de Niterói: diretrizes de 2008 e perspectivas para 2009;
3. As Conferências estadual e nacional (5 eixos temáticos)



2º Momento - 14:30h às 15h



Palestras com mediação do Sr. Luiz Augusto - Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói



Palestra com as fundadoras e produtoras da INTRÉPIDA TRUPE sobre o tema: "Sustentabilidade de Grupos Amadores e Profissionais"



15h às 15:30h



Palestra com o Diretor Executivo do CRESCER E VIVER sobre o tema:

"Fomento de Processos Culturais nas Comunidades"



15:30h às 16:20h



Aberto para debate com os palestrantes



16:20h às 18h



Debate sobre questões relativas às Câmaras Setoriais com base nas diretrizes em discussão e os 5 eixos temáticos (*) da Conferência Nacional e Municipal.


Apresentação de sugestões.



Os 5 eixos são:



* Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação;
* Cultura, Cidade e Cidadania, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais;
* Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discutirá a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento;
* Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento; e
* Gestão e Institucionalidade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.



Aguardamos sua presença

Abraços



Câmara Setorial de Artes Cênicas (Teatro e Circo)
Câmara Setorial de Dança