terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ministério Público Estadual apura situação do Cinema Icaraí

O Ministério Público Estadual instaurou, na semana passada, dois inquéritos para apurar responsabilidades sobre o abandono do Cinema Icaraí. O órgão deve notificar, até o fim desta semana, o grupo Severiano Ribeiro, antigo proprietário da área e a empresa Kopex, atual dona.

De acordo com o promotor Luciano Mattos, responsável pelo caso, a iniciativa surgiu de denúncias de moradores sobre a atual situação da área.

"A Kopex comprou a área, conseguimos tombar o imóvel novamente, mas o local continua abandonado. A empresa não fez as obras de recuperação e recebemos denúncias de que o reboco da fachada está caindo e que há vazamento no telhado", explicou Luciano Mattos.

O outro inquérito instaurado irá apurar a responsabilidade do grupo Severiano Ribeiro para os problemas do prédio. Segundo o promotor, a Kopex teria apresentado fotos mostrando o estado de deterioração em que o prédio foi deixado pelo antigo dono.

"Queremos ouvir as duas empresas. Até a próxima sexta-feira elas devem ser notificadas", informou Luciano.

Mattos disse, ainda, que está dando ciência ao prefeito Jorge Roberto Silveira e ao secretário de Cultura, Cláudio Valério Teixeira, sobre o inquérito de preservação do Cinema.

Observação – O promotor vem acompanhando a situação do Cinema Icaraí desde que o grupo Severiano Ribeiro cogitou a possibilidade de transformar o espaço em quatro novas salas de cinema. Depois disso veio o veto do Projeto de Lei de destombamento da área e o novo tombamento, que evitou a demolição do prédio pela nova proprietária.

Fonte: Jornal O Fluminense

Nenhum comentário: