sexta-feira, 18 de julho de 2008

PROPOSIÇÕES DA CÂMARA SETORIAL DE PRODUÇÃO CULTURAL

PROPOSIÇÕES DA CÂMARA SETORIAL DE PRODUÇÃO CULTURAL (CSPC) PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURAL DE NITERÓI -

1. Promover a democratização da Câmara Setorial ao reforçar o valor de sua representatividade, a partir do qual o Conselheiro se compromete em representar o setor e não idéias ou propósitos pessoais.
Como:
a) compromisso dos Conselheiro e suplente para que representem (apenas e sempre) o consenso das deliberações tomadas nas reuniões da CSPC.
b) defesa da presença de outros integrantes do CSPC na reunião do Conselho, garantindo a rotatividade destes integrantes.

2. Expandir a participação dos produtores culturais de Niterói na Câmara Setorial.
Como: Através da elaboração do cadastro dos Equipamentos culturais, produtores culturais autônomos e empresas de produção cultural da cidade, assim como cursos de produção cultural com objetivo de fomentar a participação de todos.

3. A existência do Curso de Produção Cultural na UFF torna importante fomentar nesta câmara um ambiente criativo e de troca das diferentes formações (ação e academia) agregando de forma produtiva e colaborativa o artista-produtor, os produtores formados na experiência de mercado e o produtor com formação academia.
Como: Produzindo Seminários, onde dificuldades e acertos de cada setor possam ser trocados e debatidos.

4. Transformar esta Câmara Setorial no espaço preferencial de discussões, reflexões e encaminhamentos de propostas para O CMC de Niterói;
Como: divulgando, sensibilizando e promovendo encontros mensais, onde as demandas e necessidades vividas pelos profissionais da produção cultural possam ser discutidas, transformando-se em projetos ou políticas culturais, a serem encaminhadas.

5. Criação da Rede de Cultural de Niterói, através de site destinado ao assunto;
Como: elaboração de um site, onde estarão postados, todos os artistas, instituições ou pessoas envolvidas com os afazeres culturais em Niterói. Agendas culturais e oferta e solicitação de serviços ou produtos.

6. Promover o entrosamento e o diálogo constante com todas as câmaras setoriais para elaboração de propostas mais abrangentes, uma vez que alguns problemas estruturais se apresentam, em Niterói, de forma muita parecida, independente da atividade artística.
Como:
a) Reconhecendo a particularidade da cidade em que os artistas para realizarem suas atividades ocupam tanto o espaço da criação como da produção cultural,
b) Solicitando o repasse de atas das reuniões das Câmaras Setoriais que serão levadas às reuniões da CSPC para que possamos ter uma visão globalizada de questões ou impasses na gestão cultural na cidade.
c) Unir-se a setores da sociedade civil e artística, aumentando a inserção e participação das mesmas na produção de políticas culturais para Niterói e, dessa forma, exercer sua força política frente aos poderes legislativo e executivo da cidade.

Abraços,

Nenhum comentário: