quarta-feira, 24 de junho de 2009

Saúde Mental e Cultura em Niterói

Posted maio 4, 2009

A Secretaria municipal de Saúde de Niterói tem agora um Ponto de Cultura chamado “Alice, prepara o gato”. O projeto tem o objetivo de expandir suas atividades e oferecer oficinas de fotografia e cinema, não só para os pacientes atendidos pelo Programa de Saúde Mental, como também para a comunidade ligada aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O Ponto de Cultura funciona no Caps Álcool e Drogas Alameda (Caps-AD), no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, e é dedicado às pessoas portadoras de transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Desde 2004, este serviço oferece aos seus pacientes o acesso à linguagem audiovisual e capacitação técnica para a efetiva realização dos filmes.

Na cerimônia de inauguração, que deve contar com a presença do secretário de Saúde de Niterói, Luiz Roberto Tenório, será apresentado o material produzido no primeiro semestre de funcionamento: uma exposição fotográfica e três curtas-metragens, totalmente concebidos e realizados pelos participantes das oficinas de fotografia e cinema realizadas no “Alice, prepara o gato!”.

No ano de 2005, a Oficina de Imagem do Caps-AD foi escolhida pelo Ministério da Cultura, entre milhares de projetos de todo o país, para se tornar um Ponto de Cultura.

AMPLIAÇÃO - Nos dois últimos anos, o Programa de Saúde Mental de Niterói ampliou seus serviços, criando dois Caps específicos, um destinado exclusivamente para usuários de álcool e drogas, e outro de atenção psicossocial, dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes.

Fotografias e filmes

O Ponto de Cultura é a principal ação do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, denominado “Cultura Viva”, que tem objetivos de ampliar e garantir acesso aos meios de criação, produção e difusão cultural, potencializando energias sociais e ampliando a capacidade de apropriação criativa do patrimônio cultural pelas comunidades e pela sociedade.

A localização do CAPS AD Alameda é:
Alameda São Boa Ventura 129
Fonseca / Niterói
(21) 27185803
capsadalameda@gmail.com
Coordenação: Elisangela Onofre

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Alameda responsabiliza-se pelo cuidado da atenção integral da clientela usuária de álcool e outras drogas. Desenvolve os seguintes projetos:

Projeto de Inclusão Produtiva:

Geração de renda através das oficinas de Mosaico e Papel Artesanal.

Intervenção Territorial:

Ponto de Cultura “Alice, Prepara o Gato!”, através das oficinas de Cinema e Fotografia.

Assistência:

Atendimento individual multiprofissional, acolhimento aos familiares, grupos e oficinas terapêuticas (TO) de Livre Criação, Corpo e Dança, Encontros Musicais dentre outras.

Prevenção:

Projeto de Redução de Danos nas comunidades junto ao Programa Médico de Família .

Os projetos do CAPS-AD Alameda, promovendo a inserção social, articulam diferentes recursos. Sem restringir-se ao campo da saúde, suas atividades são direcionadas contra os estigmas e preconceitos em relação ao álcool e outras drogas.

Fonte: Jornal O Fluminense

Nenhum comentário: