quinta-feira, 26 de março de 2009

Conselho e Secretaria acertam o passo na Cultura

A partir de abril, a Secretaria Municipal de Cultura voltará a participar do Conselho Municipal de Cultura de Niterói. Esse entendimento foi firmado em reunião realizada na terça-feira última, dia 24, no gabinete do Secretário Cláudio Valério, da qual participaram sete conselheiros municipais da cidade. “A partir de agora, nós vamos trabalhar juntos. Nos próximos dias, estaremos nomeando os nossos dois representantes no Conselho. Uma indicação já certa é a da Kátia de Marco, subsecretária de Cultura”, anunciou Cláudio Valério.

O Conselho é um órgão de caráter consultivo e incentivador das atividades culturais do Município, constituído por representantes da sociedade e garantido pela Lei 2489, de 26 de novembro de 2007. A Secretaria de Cultura tem vaga cativa na instituição, porém, nas três reuniões mensais realizadas este ano, não se fez presente. No encontro com os conselheiros, o Secretário revelou que no início de abril será reaberto o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, localizado no Campo de São Bento, em Icaraí, que está passando por obras de reforma. Afirmou ainda que o Teatro Popular passa também por reformas, a um custo de R$ 1,2 milhão. “Havia até goteira no espaço. Isso é inadmissível para uma área cultural”, avaliou.

Cláudio Valério disse que está reorganizando os diversos órgãos culturais do Município. Aos conselheiros da cidade, afirmou que a Niterói Disco deverá lançar 10 discos ainda este ano; a Niterói Livro estimulará mais as publicações que abordem temas sobre a cidade e a Niterói Filme deverá denominar-se agora Niterói Imagem, ampliando a sua atuação nos diversos módulos da área de imagem – vídeo, curtas, fotografia etc.

A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 13 de abril, já com a presença dos representantes da Secretaria de Cultura.



Grato pela atenção.



Fernando Paulino (Reg. Prof. 13.689-DRT-RJ) – Membro do Conselho Municipal de Cultura de Niterói

Nenhum comentário: