quinta-feira, 19 de março de 2009

Nossa linda cultura de adorno*

Px Silveira 18 março 2009
fonte: http://www.culturaemercado.com.br/post/nossa-linda-cultura-de-adorno/


Não tem como errar. Atira-se uma flecha para o alto. Onde ela cair, você vai lá e pinta o alvo. É assim que tem sido a gestão pública da cultura no Brasil, com raras exceções.

Reféns do movimento incessante da cultura, que segue à revelia de suas políticas governamentais, os gestores estão sempre a um passo atrás, sem conseguir pensar estrategicamente.

Incapazes de se antecipar aos acontecimentos, eles não fazem nada mais que suas respectivas obrigações, quando muito. É assim. Enquanto a cultura rala para valer nas periferias do poder, os gestores vêm com a pose e chegam extamente na hora dos aplausos.

Enquanto essa palhaçada acontece no picadeiro oficial, a cultura vai bem, obrigado, apesar daqueles que deveriam ser seus gestores. E dá-lhe a nossa linda cultura de adorno e seus barnabés amestrados. Não é de hoje.

Historicamente, os mandatários têm receio da cultura, pois ela, como queiram, pode às vezes surgir como um poço sem fundo ou como uma caixa de marimbondo. No primeiro caso, dá vertigem aos despreparados. No segundo, preparem-se, pois quanto mais se mexe mais surge o que fazer.

Ao contrário das áreas de saúde, de educação, de habitação e de tantas outras áreas vitais para a sociedade, fazer pela cultura não diminui o que deve ser feito, pelo contrário, a cultura não é um setor, área ou segmento à espera do beneplácito governamental, mas ela é o amparo de toda a sociedade -e haverá sempre mais o que fazer na medida em que se faz por ela. É exponencial. Uma espiral geométrica infinda.

Ter receio da cultura, portanto, seria normal, pois todo receio tem um misto de respeito e temor da criação. Mas daí a aproveitar-se da situação para fazer dela uma mera ilustração de poder pessoal ou de grupos, há um passo muito largo e raso a ser dado.

Na certa voltaremos ao assunto. São quase infindas as acepções do adorno que fazem da cultura essa coisa linda – e assim totalmente desnecessária.

PX Silveira é presidente do Instituto ArteCidadania

*Em tempo:
Kleber Adorno é o nome do atual Secretário Municipal de Cultura de
Goiânia e Linda Monteiro é a presidente da Agência Goiana de Cultura.
O que para o autor, são meras coincidências.

Nenhum comentário: