terça-feira, 3 de março de 2009

Assembleia debaterá a gestão da Cultura

fonte: O Fluminense
Publicado em 28/02/2009


O presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), receberá, na próxima terça-feira, os representantes da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e do Sindicato dos Artistas para discutir os projetos da Secretaria estadual de Cultura que pretende firmar parcerias com Organizações Sociais (OS) para a gestão dos equipamentos do Estado. A proposta de mudança do modelo de gestão cultural fluminense foi feita pelo Poder Executivo através dos projetos de lei 1.974/09 e 1.975/09.

O encontro contará com a participação do presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj, deputado Paulo Ramos (PDT), que criticou o projeto da secretaria.

"É um absurdo. O projeto é falho e representa uma confusão sem tamanho. Quem é da iniciativa privada deve trabalhar nos diversos espaços culturais particulares. Chega a ser uma provocação. É bem provável que o projeto seja rejeitado na Alerj", analisou o parlamentar, que participou de reunião com a secretária de Cultura, Adriana Rattes, no dia 18, quando a proposta do governo foi explicada aos deputados.

A Funarj tem sob sua administração: o Teatro Armando Gonzaga, Teatro Arthur Azevedo, Teatro Gláucio Gill, Teatro João Caetano, Teatro Mário Lago, Teatro Villa-Lobos, Museu Antonio Parreiras, Museu Carmem Miranda, Museu dos Esportes Mané Garrincha, Museu do Ingá, Museu do Primeiro Reinado, Museu dos Teatros, Casa de Cultura Casimiro de Abreu, Casa de Cultura Laura Alvim, Casa de Euclides da Cunha, Casa de Oliveira Vianna, Escola de Música Villa-Lobos, Sala Cecília Meireles e Fundação Theatro Municipal.

Nenhum comentário: