sábado, 14 de fevereiro de 2009

CENTROS CULTURAIS E DE REFERÊNCIA - NOVO MODELO DE GESTÃO

Amigos da Câmara Setorial de Prod. Culturais,

Tenho a grande satisfação de comunicar minha indicação para o cargo de Gestora do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Indicação feita pela nova Subsecretaria de Democratização e Difusão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e devidamente aceita.

A nova tarefa se mostrará desafiadora perante as novas políticas que a Secretaria de Cultura pretende implantar em seus equipamentos culturais e orgulha-me fazer parte desta equipe repleta de nomes de reconhecida e comprovada competência.

Contudo e apesar desta nova atividade, o espaço referente às atividades do Conselho de Cultural de Niterói será preservado para que possa continuar a frente da Câmara Setorial de Prod. Culturais com o mesmo empenho e dedicação que tenho demonstrado. Apesar de nascida no Rio e carioca da gema, tenho imenso carinho por esta cidade que me acolhe há mais de 30 anos.

Aproveito para inserir pequeno resumo, distribuído com as primeiras linhas de propostas, que definirão os novos perfis e metas de atuação dos coordenadores recém indicados.

Abraços,
Nádia

CENTROS CULTURAIS E DE REFERÊNCIA - NOVO MODELO DE GESTÃO

Houve uma reconfiguração na estrutura da Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Temos hoje, uma divisão em 4 Sub-Secretárias, entre as quais de Democratização e Difusão Cultural, onde os Centros Culturais estão inseridos. A nova política cultural modificou a estrutura administrativa dos equipamentos, buscando enxugar a máquina. Foi criada a Coordenação de Centros Culturais, onde ficaram abrigados 10 espaços.

A partir de agora, os Centros terão gestores e um Coordenador Geral (Gilberto Gouma), responsável pelo Planejamento e Administração Geral. A orientação conceitual e programática virá da Equipe composta pelo Coordenador Geral e pelos Coordenadores de área: Artes Cênicas (Celina Sodré), Artes Visuais (Claudia Zarvos) e Música (Samuel Araújo).

As mudanças se devem a uma adequação ao novo modelo de gestão. Pois há a compreensão de que cargos em espaços públicos fazem parte de um projeto em que a equipe deve ser montada não só por critérios técnicos como também por afinidades políticas, visando à harmonia do conjunto.

Deixamos claro que desejamos um diálogo com todos os antigos gestores e/ou curadores no sentido de compartilhar as experiências. Afinal, acima de tudo está o interesse em que a Arte e a Cultura atuem como forças de transformação social.

LISTAGEM DOS CENTROS - PERFIS E GESTORES
CENTROS CULTURAIS

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo

Centro cultural laboratório que funcionará como escola de arte para todas as comunidades de Santa Teresa e entorno. O objetivo é oferecer oficinas em diversas áreas artísticas assim como na formação e capacitação profissional de técnicos para atividades de montagem de exposições, espetáculos e demais eventos.
Gestor: Nadia Medella

Centro Cultural Municipal José Bonifácio
Perfil definido como sendo um centro de estudos da cultura afro-brasileira, questões ligadas à negritude como a inclusão, desigualdade racial e econômica. Destaque para a grande contribuição à cultura brasileira.
Gestor: Néia Daniel

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho
Catalogação, difusão e exposição de acervos fotográficos. Debates, cursos e biblioteca especializada na área de fotografia. Abrigando ainda espaço para leituras dramatizadas e pequenas apresentações lítero-musicais. Ver projeto em anexo.
Gestor: Vitor de Wolf

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Espaço com programação versátil para público geral. Exposições, música, entretenimento familiar.
Gestor: Dennis Hanson

Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia De Sá
Ponto de conexão e programação compartilhada com o C.C. Parque das Ruínas com programação versátil para público geral. Exposições, música, entretenimento familiar.
Gestor: Thaíssa Pontes

Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge
Recém restaurado situa-se em meio ao Eco Museu, contemplado por um belíssimo entorno que o qualifica para todo tipo de atividades inclusive ao ar livre. Propõe-se uma conexão com o Espaço Cultural Sérgio Porto.
Gestor:

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Espaço dedicado prioritariamente às artes visuais contemporâneas, multimídia.
Gestor: Ana Durães

CENTROS DE REFERÊNCIA
Centro Municipal de Referência da Música Carioca
Propõe-se um novo perfil mais adequado ao próprio nome. Registro, catalogação e difusão de acervos da música carioca em suas diversas vertentes e gêneros.
É a casa da documentação e do Selo de Musica do Rio.
Gestor do Selo: Cláudio Jorge
Gestor de Documentação: Rosa Zamith

Centro Coreográfico da Cidade do Rio De Janeiro
Centro do pensamento e pesquisa do movimento corporal em todas suas vertentes. Deverá contemplar registro em vídeo, espetáculos, residências nacionais e internacionais.
Gestor: Carmen Luz

Centro Municipal de Referência do Teatro Infantil
Pólo de pensamento das diversas áreas artístico-culturais referentes ao público infantil, bem como apresentações em espetáculos no Teatro do Jóquei..
Gestor: Karen Acioly

Nenhum comentário: