
A mudança repentina contribuiu para ausência de alguns conselheiros, assim como não foram indicados os novos conselheiros do poder público municipal para qual tínhamos a expectativa de apresentação naquela oportunidade. A falta de quorum transformou a reunião em bate papo. A sala reservada para reunião estava bastante comprometida, tinha problemas de temperatura, porém com todas as dificuldades o bate-papo seguiu durante uma hora e meia.
Estar naquele auditório histórico, cercado por quadros que retratam os presidente da casa durante várias gestões me chamou atenção para a necessidade urgente de incluir o prédio da Câmara dentro do roteiro cultural da cidade, talvez promovendo visitas dos alunos das escolas municipais...bom mais isto é assunto para as próximas reuniões.
Nas últimas reuniões do Conselho em 2008 apresentei a sugestão de realizarmos as próximas reuniões do Conselho Municipal de Cultura no Espaço da Câmara Municipal de Niterói. Ou seja, a Câmara seria o melhor espaço, pois ali estão representado os diversos setores da sociedade assim com o debate político das questões prementes na vida dos artistas da cidade. Seria também um campo neutro que permitiria um distanciamento dos aparelhos culturais municipais para a implantação da nova política cultural do município, por parte da nova administração.
Presenciei alguns debates travados nas sessões da Câmara Municipais de Niterói, o tema cultura seja na vertente econômica (leis de incentivos, parceria público/privado) ou no movimento popular se da de forma efêmera e com os ímpetos acirrados.
Com a possibilidade das reuniões do Conselho de Cultura serem realizadas neste espaço o Conselho pode organizar, palestras sobre temas que permeiam o debate da vida cultura na cidade. Podemos criar seminários sobre as leis de Incentivo a Cultura (objetivo de pesquisa de dois conselheiros) com foco em experiências em outros estados, como a lei Robin Hood dos mineiros o que proporcionara aos vereadores acesso a experiências bem sucedidas. Também poderíamos ter as reuniões e seminários transmitidos pela TV Câmara o que possibilitara a boa parte da população acompanhar os trabalhos dos conselheiros. Sendo assim continuo torcendo para juntos construirmos um fórum de debates que contribua efetivamente para a projeção da cidade e seus artistas no cenário local, nacional e internacional. E isto é possível.
Portando não percam as próximas reuniões do Conselho Municipal de Cultura de Niterói, tragam suas idéias, criticas e sugestões o Conselho deve ser uma caixa de ressonância entre o poder público e a sociedade.
Almir Miranda da Silva
Graduando em Produção Cultural - Uff
Webdesigner e Produtor Gráfico
Membro da Câmara Setorial de Produção Cultural
almirmir@gmail.com
cel: 99331311
Nenhum comentário:
Postar um comentário